segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fuga de Camboriú


No Caminho a constatação de cada dia devemos aprender com os fatos.
A consciência do tempo angustia e liberta. Estamos  no giro do planeta rumo a um infinito que nos coloca a todos como poeira.
Voce é o ponto mais importante desta breve vida e cada momento é como se o Universo estivesse  resumido a um olhar e seu sorriso. Passa muito rápido a realidade do amor sonhado. 
Uma história de  ilusões.
Na oportunidade de conhecer um executivo americano que veio tentar viver como aposentado em Camboriú inúmeras reflexões sobre o viver.
Visitando a cidade de sonhos de muitos veranistas, a catedral de consumo luxuoso e de prazeres de todas as formas , quando vamos além das aparências encontramos a universalidade de  que nunca estaremos satisfeitos se não controlarmos nossos instintos de barbárie.
O cidadão que veio desfrutar de anos de tranquilidade e férias na velhice não aguentou mais de um ano e seis meses no paraíso do balneário.O apartamento luxuoso de cobertura com todos os benefícios que o dinheiro e a tecnologia permitem o acesso foi abandonado.
Do alto da fortuna, de inúmeros bens,   a decisão de ir embora do Brasil. 
Um depoimento onde se elencam frases que classificam nosso país como uma terra de pessoas preguiçosas, de violência,  de não cumprimento do planejado. O mêdo e a falta de escrúpulos da população de maneira geral aterrorizou alguém acostumado a cumprir com o que foi acordado e acreditar no que lhe dizem.
A corrupção , o esgoto e a rudeza mandaram embora o executivo americano.
Acostumados com esta realidade, nossos valores se esgarçam na falta de lealdade e no egoísmo a toda prova. A correria do urbano toma nosso tempo em lutar contra a mediocridade.
Existe alguma sabedoria em buscar o ritmo da Natureza.

Todos apressam a vida, mas enfastiados pelo presente ficam incitados pela expectativa do futuro. Aquele que dispõe de cada dia como se fôsse o último não prorroga nem teme o amanhã.
Extraído de Sêneca.

Nenhum comentário: