quinta-feira, 19 de abril de 2012

As armas do Caminho

No Caminho o estudo é uma das atividades do guerreiro.
A relação entre o homem e suas armas é o alvo desta reflexão.
Num mundo onde as armas são automáticas, produzidas em massa, proibidas no Brasil para as pessoas de bem, símbolos da violência , da impunidade , do que é para ser odiado, reprimido, expulso do convívio social.
As armas podem ser de choque, para serem não letais, mas matam.
As armas sempre existiram na Sociedade.
Os caçadores coletores exterminavam seus semelhantes em momentos diversos.
A humanidade em sua corrida consumerista capitalista , na eterna luta de todos contra todos utilizou- se das armas para fins diversos que o matar.
Hoje existem esportes, momentos de lazer, clubes de tiro, arco e flecha e tudo que possa se organizar para satisfazer os desejos infinitos.
No Japão isto ganhou contornos profundos .
A esgrima japonesa, utilizando - se da katana, a espada curva que identifica os samurais, tornou - se o que Stephen Turnbull , em sua obra Katana : a espada samurai, chama de'' o ápice da evolução da mais elegante arma da história militar.''
Sua utilização gerou aspectos diversos , onde com o advento das armas de fogo, passou a configurar uma forma de resgate de valores dos guerreiros Samurais.
A prática da esgrima japonesa é uma maneira de polimento da vontade indomável.
Tokugawa Ieyasu (1542-1616) demonstra a relação entre a espada e a pessoa que a portava dizendo que '' a espada é a alma do guerreiro''.
Nunca um samurai poderia estar sem sua espada, se estava de armadura ou em roupas cotidianas. Uma espada feita por um mestre reconhecido era o mais alto presente que poderia ser ofertado a um guerreiro.
A espada era seu símbolo perante uma sociedade hierarquizada e cada espada possuia sua personalidade, não existindo duas iguais.
A espada evoca a individualidade, o respeito as leis do Bushido, o Caminho do guerreiro, onde carater, sinceridade respeito , persistência e autocontrole são algumas ideias fundamentais no comportamento manifesto.
A busca de desenvolvimento individual por intermédio do treinamento com a espada japonesa chama- se Iai Do, ou Iaijutsu.
Na prática do Iaijutsu exige- se uma profunda concentração.
A busca do movimento perfeito, a imaginação focada no desembainhar da espada, o Kiai majestoso na explosão de vida , o símbolo do momento único, onde nada mais existe.
A prática de habilidades ligadas a espada provocam inúmeros benefícios no cidadão urbano.
O despertar de energias esquecidas, o contato com o Absoluto, o magnífico se revela na realização de uma forma onde se busca a perfeição.
A espada é um meio para o Caminho.

Nenhum comentário: