terça-feira, 21 de junho de 2011

Imigração Japonesa

103 anos da chegada da colonia japonesa no Brasil , 21 anos de celebração da festa da imigração em Curitiba.
Comemorar a chegada dos japoneses no Brasil foi uma experiência maravilhosa.
A cada aprendizado no Caminho, mais nos voltamos as fontes, aos ancestrais, ao que já foi realizado para chegarmos até aqui.
Uma preciosidade do Taoismo como jóia ofertada a todos que cultuam o aprendizado como fonte de Vida.

Chuang Tzu é considerado o avô do Taoismo filosófico.
Esta localizado historicamente na China durante a dinastia Chou, século III antes de Cristo.
Habita um território onde a história e o mito se fundem.
Pouco se sabe de suas origens ou de sua vida.
Acreditava que cada um de nós é a fonte do próprio sofrimento e que boa parte deste sofrimento é resultado direto de nossa insistência em rotular as coisas como boas ou más, recusando- se a aceitar o que simplesmente é.

Extraido de Chuang Tzu- Ensinamentos essenciais.

'' Chuang Tzu e Hui Tzu caminhavam sobre o dique do rio do Guerreiro quando Chuang Tzu falou:
- Vê como os peixinhos nadam velozes vagando por onde querem? Isso, para um peixe, é alegria.
- Voce não é um peixe- disse Hui Tzu- Como pode saber o que é alegria para eles?
- Voce não é eu- responde Chuang Tzu- Como pode saber que eu não sei o que é alegria para um peixe?
- Eu não sou voce e portanto com toda certeza não sei o que voce sabe.
Mas voce com toda certeza não é um peixe, a minha proposição de que voce não sabe o que é alegria para um peixe permanece irrefutável.
- Ora, por favor! Voltemos a raiz da questão- disse Chuang Tzu-
Como voce pode saber o que é alegria para um peixe?
Foi isso que voce me perguntou.
Eu o sei por andar sobre o Guerreiro.''

Existirá alegria no peixe?

Nenhum comentário: