segunda-feira, 21 de junho de 2010

Crenças e razão

Se considerar que as teorias se tornam impraticáveis quando seu grau de abstenção e generalidade é excessivo voce será um Pragmático.

Se voce considera o uso da razão prática para as soluções adequadas ao contexto e as consequências desejadas, Voce é um Pragmático.

Pragma , a palavra em latim que é o radical de pragmático , significava uma ocorrência, um fato concreto em particular, algo prático com consequências relevantes.

Na primeira metade do século XX, o pragmatismo jurídico é representado por autores americanos, onde é vinculado a Universidade de Harvard, o Clube Metafísico fundado por Charles Sanders Peirce e tendo no Dicionário de Filosofia Jurídica apresentado dois principais teóricos como Willian James e John Dewey.

Alguém que decida de forma pragmática dará primazia as possíveis consequências de seu julgamento.

O pragmatismo implica que aquele que luta pela aplicação da norma , adote um ponto de vista experimental, fundamentado no momento histórico específico e orientado para o futuro.

Os pragmáticos se perguntam sempre, estão vinculados a questionar e possuem uma desconfiança de instrumentos metafísicos para a justificação ética; possuem uma necessidade imperiosa que a validade das proposições sejam testadas em suas consequencias e que os projetos éticos, jurídicos, tecnológicos sejam julgados e avaliados por seus impactos e consequencias ligadas as necessidades humanas e sociais.

Voce é pragmática?

Nenhum comentário: