domingo, 28 de dezembro de 2008

A condição humana


A tolice, uma perda de seus documentos em um momento incerto , aliado a limites físicos e ao fastio de conviver com o que se tem de achar bom, mas será que sente- se realmente bem , quando em prol do respeito a liberdade dos outros tem de armazenar ressentimento e frustração? motiva a refletir sobre a condição humana.
Perguntado por que não fez isto com sua vida em vez daquilo, quem tem de resolver é quem pergunta ou quem vive?
Hannah Arendt foi filósofa e pensadora política.Doutourou- se com uma tese sobre o amor em Santo Agostinho, publicou em 1958 o seu livro considerado mais espetacular - A condição humana. Falecida em 1975 sua obra é considerada uma das mais originais do pensamento deste século.
Em necessidade de transcender de alguma forma, a leitura filosófica nos arranca da cama, do fastio, da televisão , da sensação de um grão em armazens de bilhões.
Hannah Arendt é um desafio intelectual considerável. A descobri quando suas inquietações o levam a refletir sobre totalitarismo,, revolução, condição humana , violência. Surge seu nome como referência. Seu histórico apresenta o nascimnto em 1906 em Hanover, Alemanha. Destaca- se como uma inteligência precoce, onde ingressou na Universidade em 1924 e doutourou- se em 1929.Inúmeras considerações sobre o amor do filósofo Heidegger para com a filósofa que se preocupava sobre sua indagação básica referente ao significado da ação humana. Em tempos de nazismo e sendo de origem judia, tais preocupações eram vitais. Ela era militante da política judaica.
Arendt apresenta no prólogo que sua análise é daquelas capacidades humanas decorrentes da condição humana e que são permanentes, não podem ser perdidas enquanto não mude a própria condição humana.
Ela apresenta que três são as atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. O labor é a própria vida , corresponde ao processo biológico.
O trabalho produz o mundo artificial de coisas, diferente do que é oriundo da natureza.A condição humana do trabalho é a mundanidade.
O conceito de ação vincula- se a pluralidade, a atividade que se exerce diretamente entre as pessoas sem a mediação de coisas, os homens habitam o mundo.
Destaca- se que Arendt apresenta que a idéia de social é oriunda dos romanos e a sociedade da espécie humana dá o sentido de condição humana fundamental.Continua...

Nenhum comentário: