quinta-feira, 8 de julho de 2010

Em época de eleições

Estamos permanentemente ligados no que move os apetites das notícias , das discussões, dos votos, das escolhas, dos anseios de milhões.

Lentamente a população vai para as ruas, um ínfimo sentimento de participação contra o pântano da degenerada política brasileira .
Sarney continua no Poder.

As eleições são o futuro, a esperança, todos somos donos do Brasil, do governo.!?

Os impostos, a gestão da coisa pública, os benefícios que a população almeja, a segurança, a educação, a saúde...

A contribuição é a permanente busca de saber mais , de aperfeiçoamento, de amor a vida , a tensão e o alívio do conhecimento, será alguma espécie de sabedoria.

O que o pensamento de Confúncio pode trazer para a reflexão sobre as eleições?
Os escândalos, as charges cáusticas sobre a corrupção, a insidiosa, escandalosa, mega negada corrupção.
Isto existe na China também? Como será que lidam com esta chaga?

Para a busca da compreensão do pensamento chinês, o entendimento de Confúncio é fundamental.
O pensamento de Confúncio trata da decomposição da ordem política e de uma concepção do mundo , isto no século VIII antes de Cristo.
Encontra- se que o mestre fundante do pensamento filosófico chinês e por conseguinte do Oriente, viveu entre 551-479 a.C. e sua obra principal, os Analectos são uma compilação dos pensamentos do mestre.

O ponto central da obra de Confúncio é o homem moralmente ideal e como atingir tal excelência moral, como algo a ser construido aos poucos e a todo momento, nas pequenas ações diárias.
O cultivo da benevolência, da busca obstinada da sabedoria e da coragem.
A contemplação, a simplicidade e o desapego.
Não se busca recompensa.
O aperfeiçoamento é a sua própria satisfação.
Confúncio é apresentado por Anne Cheng como o fundante do pensamento chinês por ser a primeira proposta de uma concepção ética do homem em sua integralidade e sua universalidade.

As pessoas são definidas por Confúncio, como seres capazes de melhorar, de aperfeiçoar- se indefinidamente.
Aprender é o bem supremo para o qual tende toda a vida , cujo devir passa pela mudança e pelo intercâmbio.
O pensamento chinês é embebido pela exigência do equilíbrio, da equidade e de medida que não cede nunca ao impulsivo, ao excessivo, ao interesse imediato, ao cálculo parcial, á fantasia do momento ou ao cinismo, propensões estas que destroem a possibilidade de vida confiável e duradoura.

Lealdade para consigo mesmo, mansidão para com os outros.

Não há sentido em duas pessoas que tomam caminhos diferentes se aconselharem uma com a outra.
Livro XV,40

O mestre ensina quatro matérias:cultura, conduta moral, fazer o melhor possível e ser coerente com aquilo que se diz.
Livro 7, 25

O mestre era doce mas firme, imponente sem ser intimidante, respeitoso embora permanecendo natural.
Analectos VII,37

Uma gota deste espírito pode ser aspergida em nossas atitudes por muito tempo.

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