quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O desejo da Mulher e o Bushido

As perguntas penetrantes, estimulantes, importantes são de ordem filosófica.
Por que, como, quando, quem além de ferramentas da qualidade, são fundamentais formas de avanço no seu caminho de existência sobre o planeta.
Um valor indiscutível para o racional é a Liberdade.
Direito fundamental, exposto na Constituição Federal brasileira, desejo de todas as mulheres do mundo, segundo a lenda em que o condenado buscava a salvação por intermédio de uma pergunta:
Qual o desejo de toda Mulher?
O Bushido é o código de comportamento do samurai . Está descrito em diversas obras os seus valores.
No estudo do termo Bushido - traduzido como o Caminho do Guerreiro, encontramos que esta expressão passou a ser usada a partir do século XVI.
Preconizava a submissão total ao senhor feudal, a justiça e a caridade para com fracos e oprimidos e seus princípios são análogos aos da Cavalaria medieval européia.
A arte marcial era encarada como caminho á iluminação, a ética e a sabedoria.
A idéia confunciana de Céu homem e terra como a tríade de pensamento sobre as grandes questões filosóficas levou as idéias zen. O Bushido é uma expressão disto.
A reflexão sobre o desejo da mulher e o Bushido refere- se aos valores medievais japoneses e sua praticidade, utilidade, sensação de bem estar consigo mesmo no dia a dia.
Retidão, justiça,benevolência, cortesia, sinceridade, veracidade, lealdade, autocontrole.
Esta é uma seleção de valores. Existe ainda o suicídio e a reparação. A base do envolvimento entre o corpo e o espírito, se é que cabe esta dicotomia, é a utilização da espada.
Nesta busca incessante e persistente pelo Caminho, o mergulho no livro Bushido, a alma do samurai de Inazo Nitobe( 1862- 1933), que foi secretário geral da Liga das Nações, é uma grande contribuição para o entendimento do pensamento e da filosofia do Japão.
A liberdade íntima e no ambiente em que se convive pode se fortalecer pela prática de artes marciais.
É um aspecto fortalecedor da Liberdade. As mulheres devem praticar Artes Marciais.

O infortúnio é fruto do descuido.
Gichin Funakoshi


Nenhum comentário: