A Voce todo amor possível na consciência.
De mim, do mundo, de nós, do sentido que possuem os dias a serem conquistados na sobrevivência dentro da selva curitibana.
Feriado da Consciência negra.
O dia em que se comemora, celebra, desperta a reflexão sobre a morte de Zumbi , lider do quilombo de Palmares.
Consta que no século XVII foi morto em combate contra as tropas do governo da época para manter a sua liberdade.
A liberdade após estes anos transformou- se na luta contra o preconceito e a utilização de políticas afirmativas visando a resgatar a dívida social oriunda da escravidão e do mal tratamento aos libertos dados pelo Estado e pela Sociedade que não era escravizada .
Elaborado para escrever, complexo para realizar , esta mudança ou pagamento de dívida é inclemente para todos que sentem- se atingidos por estas consequências oriundas do racismo de Estado implantado juridicamente no Brasil da primeira metade do século XXI.
O que deve ser a consciência racial?
Devemos nos descobrir em alguma pele, ajoelharmos perante os antepassados, enfrentarmos o mundo de acordo com o preconceito, as cotas e a necessidade da etnia e da secretaria da igualdade racial?
Por que esta divisão do Brasil ?
Não ao destino, ao tradicionalismo apegado a tecnologia e as amenidades , a negação de que o que existe é fruto do trabalho de cientistas e interesses econômicos desde sempre.
A forma de percorrer o Caminho provém das oportunidades, escolhas, valores que aprendemos .
A consciência é sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário