A água é o elemento primordial do planeta.
Entre as inúmeras metáforas e estados de espírito que desperta, a que chama atenção nesta alma ronin em nós incrustado está no livro Gorin No Sho- O livro dos cinco anéis- de Miyamoto Musashi, o samurai que impregna o que se estuda sobre o Japão medieval em primeira abordagem.
O livro trata das estratégias para a luta com o permanente risco de morte com o uso da espada em combate.
Ele entitula O livro da água o capítulo em que apresenta o espírito da escola Niten Ichi .
Fundamenta que é baseado na água. Finaliza a introdução incitando a incorporar e interiorizar os ensinamentos pois encontrará assim a força que será a extensão de seu espírito.
Encontramos a expressão Ki em várias fontes sobre o pensamento oriental como uma síntese desta idéia.
Entre as inúmeras recomendações sobre como alcançar a vitória pelo método de manejar a espada longa, destacaremos a postura espiritual do guerreiro em combate.
''O estado espiritual do guerreiro em combate não deve diferir do que é nos dias normais.
Tanto no cotidiano como nos momentos de luta, o espírito deve permanecer inalterado, alerta, perfeitamente equilibrado e tranquilo, sem ficar tenso ou relaxado demais.
Nunca se permita paralisar, conserve o espírito sempre livre, mas de prontidão.''
O relacionamento com a luta cotidiana no espírito brasileiro século XXI está procurando estes significados. Não andamos de espada , não somos caminhantes armados em um mundo de ladrões na estrada e senhores de feudos com leis julgadas a seu modo.Nos sentimos em guerra de alguma forma?
O estado espiritual é uma conquista diária necessária ao enxergarmos a insensatez urbana, o individualismo e o consumismo como nossos inimigos para a sobrevivência pacífica.
No Caminho os ensinamentos da luta nos despertam .
Nenhum comentário:
Postar um comentário