sexta-feira, 24 de abril de 2009

Brasileiro a deriva

Frequentemente as notícias e os acontecimentos fazem com que a multifacetada realidade nos coloque com a sensação de não pertencimento.
 O que deve ser  se sentir brasileiro , por exemplo. Qual a sensação de brasilidade? Existe isto?
Só quando estamos com saudade se justifica esta sensação. Somos todos do Cosmos? Temos alguma tribo e algum Senhor a adorar e temer?
  Qual a sensação que deve ser correta quando:
Onde os que atacam a polícia são os massacrados, os deputados apresentam- se como vítimas por não poderem levar seus familiares com passagens compradas com o dinheiro dos contribuintes, ou observar as leis para especificar cotas- escolher alguem para ocupar uma vaga- para estudar ou trabalhar , pela cor da pele .
Este é o Brasil dos movimentos sociais e da luta de classes.  É o pais de todos. A profecia é quando o MST se aliar ao PCC , quando não tiver verbas para assentar e invadir e ficar a beira da estrada?O que se ensina na escola do MST é o mesmo que se ensina na escola de Porto Alegre? Deve ser diferente?
O que faz funcionar  a máquina estal, ou organismo, ou seja lá qual a designação, são os Impostos cobrados com a eficiência que foi desenvolvida por milhões de horas de estudo , resultantes de conhecimento , aplicação de tecnologia e investimento grandioso em máquinas e cérebros que são impiedosos ao cobrar .
Estes recursos amealhados tecnologicamnte, são gastos em inumeráveis beneficios , subsidios, políticas públicas, funcionários, obras existentes e inexistentes, projetos, promessas, auxílios, viagens, hospitais caóticos, policiais incontrolados e controlados, forças armadas , juizes, promotores,  determinados por interminaveis leis e vão se escoando por regras , códigos e complexidades que não interessam simplificar. 
 Segundo os historiadores, como Sérgio Buarque de Holanda,de alguma forma sempre foi assim, mudando a tecnologia, mas perseverando o caráter de rapina e sem consideração para com ninguem a não  ser os que habitam a Casa Grande .
Qual deve ser o sentimento correto? Existe a correção de sentimentos? A  ética tem algum sentido prático? Temos medo de que? O que respeitamos?
Seja bom.

Nenhum comentário: