quarta-feira, 24 de julho de 2024

A Inteligência artificial e Voce


 No Caminho e a realidade.

Pensar sobre o que estamos fazendo conosco?

De todos os marcadores o maior é o amor a Voce.

Que deseja, que transcende, que possui a vida como bem supremo, que tem a energia que se transforma em matéria ao quadrado da velocidade da luz , a poeira cósmica organizada por instantes , e o que estamos  fazendo?

Inteligência para substituir os humanos, os que dominam a artificialidade, o que fazer com isso?

O corpo, a fome, o abrigo, as necessidades em manter- se vivo e queremos mais, arte, guerras por petróleo , a exploração de todos os minérios, os hotéis de vista infinita, o nada em tudo, para onde vamos?

As crianças em telas, o enriquecimento com drogas, jogos, prostituição, balões sobre as cidades, a alegria sem hora para acabar, as bebidas, as igrejas imensas, o luxo e tudo ao mesmo tempo agora, e os insanos a olhar, os estoicos são absurdos, o silêncio não ocupa espaço.

'' Deveríamos nos propor tanto na educação quanto em nossa intenção de nos adaptarmos ao mundo, evitar paixões egoístas e adquirir afetos e interesses que impeçam nossos pensamentos girem perpetuamente em torno de nós próprios ''

 

 Bertrand Russell


quinta-feira, 18 de julho de 2024

Fernando Pessoa no Livro do Desassossego


 No Caminho e o transcorrer dos dias.

Fernando Pessoa, o supremo português, a maravilha da linguagem. o alimento maravilhoso  para a alma, o espírito, como quer que chame aquilo que te move , sensibiliza.

A extensão do pensamento profundo, de não ter limite ao colocar em palavras, a descoberta do terreno interior que nascera meu.

Uma filha, duas filhas, três filhas e o propósito se instala. Aquelas que sobreviveram a Voce.

Todo o amor do mundo se expande em Poesia e no contraditório da beleza da imortalidade e o devaneio de como somos diminutos, fótons em algum momento da história cósmica, sabe- se lá se a realidade existe ou é nossa imaginação  em conjunto.

Como será destroçar todos os estabelecidos? 

Será possível transcender aos bits , a tecnologia, a invasão das inteligências artificiais e a nossa degradação?

A vontade de sentir- se alegre e existindo com clareza. Meditar, não pensar, e as paráfrases do excelente  Pessoa  ecoam na noite do contido guerreiro das madrugadas ensimesmado.

  O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o  alterem minimamente

. Pessoa, Fernando  O livro do desassossego  97.